Incubadora USB
Você está com alguns poucos ovos e queria choca-los mas não quer investir numa chocadeira inteira? Ou se preocupa com o consumo elevado dessa incubadoras grandes? Pois eu lhe tragos a solução: Uma chocadeira (que em design parece mais uma Airfryer) que funciona com 5V da porta USB e consome no máximo 10W! Com um consumo médio para chocar 2 ovos de galinha em 1,5kWh durante os 21 dias (comigo o consumo tá em torno de 62Wh por dia, o que irá dar algo em trono de 1,3kWh durante os 21 dias).
E para quem está cético da capacidade dessa chocadeira, aqui está o embrião com 2 dias chocando nela:
Bom, agora para o circuito:
Como elemento aquecedor, utilizei uma lâmpada halógena (12V @35W), pode ser dessas AC ou mesmo uma lâmpada de carro ou moto.
Como elemento aquecedor, utilizei uma lâmpada halógena (12V @35W), pode ser dessas AC ou mesmo uma lâmpada de carro ou moto.
Um problema em utilizar essas lâmpadas é o pico de corrente com elas frias, uma fonte USB irá entrar em proteção se você tentar ligar diretamente elas. Por isso, tive que adicionar um circuito de soft start (diodos em série pra inicialmente ligar a lâmpada com uma tensão e corrente mais baixa, e um Mosfet com capacitor no gate que irá ligar diretamente a lâmpada após alguns instantes.
O circuito de controle de e temperatura utiliza simplesmente um LM358 que funciona como comprador aqui, uma tensão de referência (3V nesse caso, a partir de um regulador ajustável AMS1117, comum em placas mães).
O comparador compara a tensão da divisão do potenciômetro com a tensão do sensor de temperatura NTC. A lâmpada será ligada até que a temperatura aumenta e a resistência do NTC reduza até chegar a mesma tensão da divisão de tensão do potenciômetro.
O resistor na saída do comparador ligado na entrada inversora (do potenciômetro) garante uma histerese, ou seja, invés de ficar ligando e talvez entrando em oscilações na temperatura de, por exemplo 37ºC, ele liga com 36ºC e desliga quando a temperatura chega a 38ºC, assim, garantindo uma temperatura média de 37ºC e evitando de ficar ligando repetidamente ou mesmo trabalhar na região linear do Mosfet.
Eu recomendo utilizar valores 10x ou 100x maiores que o valor do potenciômetro, então para 10K, utilizar 100k ou mesmo 1M Ohm, vai depender do quanto você quer permitir que essa temperatura oscile.
Eu acho essencial ter alguma forma de circular o ar, eu pus uma ventoinha de notebook aberta na parte de cima, ligada em série com um LED vermelho para girar em baixa velocidade.
Para visualizar a temperatura utilizei um display de uma garrafa térmica que eu tinha, mas para ajustar a temperatura precisamente, utilizei um termômetro corporal mesmo.

Comentários
Postar um comentário