PEM caseiro (excitador de alta frequência)

 Estou de volta com um circuito novo! Fiz casualmente numa tarde sem muitas expectativas e acabou por funcionar, então vim trazer ele aqui.
 Muitos estão acostumados com a bobina de tesla para ascender lâmpadas florescentes e gerar altas tensões, mas muitos, incluído eu, não têm paciência para enrolar centenas de voltas em um tubo... então achei um perfeito para nós preguiçosos:
 Também pode ser encontrado dessa forma:
 Esse circuito, que pode ser comprado, foi a minha base, ele realmente me fez coçar a orelha, pois tem poucos enrolamentos, o primário e secundário parecem estar invertidos e mesmo assim funciona, aqui o circuito:
 Até agora olho torto para isso, pois a alimentação é ligada no coletor e emissor, não fazendo sentido, e tem poucos vídeos no YouTube mostrando esse circuito, e quase nenhum explicando o funcionamento dele.
 
 Aqui um circuito simples de uma bobina de tesla, como é muito mais fácil de entender:
 Normalmente temos o primário com menos voltas que o secundário, mas é o contrário nesse circuito PEM.
 Meu circuito mal desenhado abaixo:
 Caso não esteja tão claro, só pegar o primeiro circuito, é praticamente o mesmo só com adição de um indutor e mudança do valor dos componentes.
 Não está na imagem, mas a quantidade de voltas é como na primeira imagem, o primário (o que enrolado no fio do secundário), é cerca do dobro do secundário, em torno de 50-60 voltas, e o secundário, 25-30 voltas, pode ser fio grosso para o secundário e um mais fino no primário, eu usei o mesmo fio para os dois.
 Não vou nem tentar explicar como funciona, porque nem eu sei, vou mostrar os resultados:
 Ligado aos 12v, tem que encostar na lâmpada para acendê-la, pois está com transistor de baixa potência, e por isso mudei o valor dos componentes, para não queima-lo.
 Segundo meu multímetro (novo aliás), está osicilando a 20MHz, bem alto. O transsitor é um S8050, se eu não me engano, removido de um controle remoto. No datasheet, diz que é até 100MHz, acho que essa é a especificação mais importante, até porque o transistor é somente para 25v, tentei vários outros transistores, e somente outro funcionou, queimei uns também, então é questão de sorte mesmo.
  
Corrente:
 Antes de baixar o valor dos componentes, consumia quase 300ma, só podia ligar por 5 segundos antes de começar a sair fumaça... Aumentei o valor do resistor e baixei o capacitor da base, aí resolvi esse problema, apesar de que ainda funciona bastante quente, mas não o suficiente para queima-lo.

 Indutor:

 Essa parte é bem opcional, no primeiro circuito, e na maioria que se encontra na internet, não há um indutor, mas eu adicionei ele para ter mais estabilidade, já que o circuito depende da indutância dos fios de alimentação para conseguir oscilar correntemente, então peguei um indutor de valor pequeno e adicionei um capacitor na entrada de alimentação para impedir da alta frequência retornar na fonte de alimentação. Funciona sem, mas eu optei por pôr.

 Na fotos:
  Agora no quesito de Pulso Eletromagnético (PEM), eu testei em uma calculadora, e ela apagava e desligava, coisas maiores não eram afetadas por causa do pequeno alcance e pouca potência, provavelmente, se usarem um transistor de potência em um circuito mais robusto (e tensões maiores), como no primeiro, provavelmente conseguirão destruir eletrônicos, eu fiz esse só para meu entretenimento, mas tudo pode ser escalado para algo mais potente, como sempre, tomem cuidado.
 
 Desculpa a decepção por falta de explicação, mas é isso, a parte difícil de explicar não é a oscilação, e sim como é gerado a alta tensão, eu não tenho o conhecimento nem equipamentos para analisar e explicar o que acontece no circuito. Então deixo esse trabalho a vocês, leitores.

Comentários

Postagens mais visitadas