Carregador 21 Volts com UC3843

  Comprei uma chave de impacto a bateria, a mais barata que tinha (brushless), e o carregador que veio com ela é... Péssimo (lixo eletrônico). Então bolei um circuito com o UC3843 que tinha sobrando aqui (é possível fazer com 555 também!):
  Características: 
- Corrente constante (700mA)
- Tensão (21V estável)
- Eficiência de >85% (vai depender principalmente do indutor)
- Entrada USB C 12V (somente carregadores compatível, não funciona em 5V)
 E sim, é isso mesmo que vocês estão vendo: uma porta tipo C! Eu usei uma plaquinha trigger para 12V então você pode adaptar esse circuito para alimenta-lo diretamente de uma fonte comum de 12v (pelo menos 1,5A).
   Vamos a montagem:
  Comecei pelo básico primeiro: capacitores, MOSFET e diodo (rápido ou schottky); depois fui montando a parte a parte oscilador, com o UC3843, e fui colocando tudo baseado no esquema, o último componente é o indutor, esse vai ser o único que precisa de ajustes, precisei testar vários até conseguir resultados satisfatórios.
  Na montagem final ficou assim:
  Isso é somente as entranhas, você pode depois colocar num case bonitinho, fazer um de palitos ou papelão, à sua escolha.

  Observações: No esquema existe o cálculo para corrente de saída, eu estou usando um resistor de 0,5 Ohms para 700mA, em conjunto com um divisor de tensão para reduzir as perdas no resistor: A tensão de entrada no pino Isense é de 1V, o divisor de tensão fornece um bias de 641mV, então o resistor só precisa de 359mV nele, o que dá uns 700mA de corrente (359/0,5) que vezes 21V, resulta em 15W de potência máxima na saída (o circuito pode oferecer mais corrente mas me limitei a potência dos carregadores de celular, que gira em torno de 18-20W, lembrando que são 15W na saída, mas na entrada a potência SEMPRE será maior! (Uns ~15% maior)

  Carregador USB 5V? Sim! Usando o timer 555 é possível! Dêem uma olhada no meu circuito atualizado aqui. O único ajuste necessário nesse circuito (usando o TL431) é o uso obrigatório de um Zener 12V em paralelo a alimentação do chip e um resistor em série para limitar a corrente, 470 Ohms deve ser o suficiente, além de, claro, mudar os resistores para ter 21V na saída, neste caso pode ser os mesmos resistores para o UC3843 - 50,3k (47k+3,3k) e 6,8k Ohms, para 2,5V de feedback.

Comentários

Postagens mais visitadas