Luz de emergencia - esquema elétrico


 Vou começar a copiar canais gringos de eletrônica e fazer um teardown de vários eletrônicos, fazendo engenharia reversa e desenhando todo o esquema elétrico. 

  Chega de papo e vamos ver as entranhas:
  Basicamente isso - duas lâmpadas t5, uma alto falante de 0,5W, uma bateria de 6v@4,2Ah, a placa principal, transfomador de novo ou oito volts e a parte com uma lanterna e duas luzes de alarme.

  Circuito? Aqui:

  Deu um trabalho traçar tudo, mas felizmente é um circuito simples. Eu dividi alguns circuitos para simplificar e ficar mais fácil de visualizar. 
   Tirando a parte que liga as luzes fluorescentes,  é tudo muito simples. Não vou comentar sobre elas, vou explicar como funciona o circuito principal. 
  Primeiramente, a parte de carregamento é feita pela retificação do transformador, que passa por um resistor de 6,7Ohms e vai direto para a bateria pelo positivo, no negativo há somente um diodo em série. Não há regulação de tensão,  o que não é muito de um problema se a corrente for baixa, baterias de chumbo são bem resistentes. 
  Após a etapa de carregamento,  vem  a parte que ascende as luzes, pode ser uma ou as duas acesas, selecionadas a partir de um interruptor,  o qual foi utilizado de forma muita inteligente. 
  O circuito da luz é basicamente o mesmo do famoso Joule Thieft ou Ladrão de Joules, com a diferença aqui e alô, por exemplo: capacitores para reduzir perdas e um secundário ligado em série com o primário, dessa forma, o negativo ou positivo tem um alto potencial com o secundário. 

  Um doido que vem do negativo da fonte, antes do diodo da bateria, garante que quando a bateria está carregando,  o circuito oscilador mantenha-se desligado, isto é feito simplesmente ligando-o a base do transistor D882, um NPN comum.

  A parte mais interessante é como se dá a seleção de uma ou duas lâmpadas: através de um interruptor seletor duplo (tem 3 locais mas 6 terminais invés de somente 3 terminais). Nas duas posições para ligar, o circuito é alimentado diretamente pelo positivo, mas para ligar as duas lâmpadas,  estas se mantém em série,  enquanto um resistor adicional de 2,3k Ohms é ligado do positivo para a base do transistor, assim, aumentando a corrente do circuito original, ascendendo as duas lâmpadas.  Enquanto na posição de somente uma luz acesa, o terminal entre as lâmpadas-séries é ligado ao positivo,  dessa forma, deixando uma lâmpada com um potencial de 6v (pois uma está aterrada ao negativo) enquanto a outra lâmpada ascende com a alta tensão. Uma forma inteligente de evitar circuito adicional. 

  O som de alarme tem um chip dedicado para o alto falante, enquanto o pisca das luzes de emergência é um oscilador simples.

Comentários

Postagens mais visitadas