Aquecedor a indução USB V2


  Voltei com o aquecedor a indução USB, desta vez, mais eficiente (quase nada), mas muito mais confiável e prático. 
  Vamos ao circuito: 
  De mudanças não houve muito coisa, mas o essencial que fez a diferença é ter uma bobina primária, e em paralelo a ela, o bobina que vai usar para o aquecimento. 
  Com esse design não há necessidade de um center-tap na bobina principal,  facilitando usar fios mais grossos. Outro benefício é maior acoplamento, assim, o circuito tem muito menos dificuldade de oscilar - menos chances de os dois mosfets ligarem ao mesmo tempo; mais estável - ele liga mesmo com carga, diferentemente do circuito anterior, que as vezes não oscilava e podia acabar queimando.

  Usar um toroide de ferrite é recomendável,  também, enrolar o primário com fios trançados,  para ainda mais acoplamento (eu não fiz isso e ainda assim funcionou perfeitamente).
  Quantas voltas no primário? Não sei. Mas vai de regra, o consumo sem a bobina de aquecimento deve ser baixíssimo: <100ma.
  Valores dos capacitores? Vai depender do tamanho da bobina e quantas voltas. No meu caso com 4 voltas no primário,  usei 520nF -- 1@220nF, 2x@150nF. Por quê três caps? Simples: aquecimento. Muita corrente passa nestes capacitores, então dividir a corrente entre mais capacitores diminui as perdas. Isso também vale para a bobina de aquecimento. Você pode evitar o aquecimento excessivo dela ou usando um fio muito grosso, ou usar muitos fios finos para diminuir as perdas, neste caso por causa do skin-effect majoritariamente.

  Após montar o circuito com um fio fino como bobina notei muito aquecimento, então usei outra com 2 fios trançados, 4 voltas também: 

Ainda aquece bastante, mas diminuiu um pouco a corrente de consumo em vazio, ou seja, mais potência vai para o objeto a ser aquecido.

OBS: Pode-se notar a presença de um LED que não está incluso no circuito, ele simplesmente está ligado em série com um resistor de 10k em paralelo com a bobina de aquecimento (ou em paralelo com os capacitores, dá no mesmo).

Um close do primário (não tirei fotos de antes da montagem...):
Os toroides estão empilhados, o de baixo é o indutor de entrada, enquanto o de cima é o primário, não lembro quantas voltas tem, mas deve ser 8+8 voltas, irrelevante para quem for construir porque é tudo experimentação. 

  Aqui o consumo em vazio dele, @5v:
Isso mesmo... 6w sendo dissipados em calor... não é muito eficiente... maior parte disso é a própria bobina, os mosfets não aquecem por si mesmos, e acho que a dissipação dos capcitores não passa de 2w.

  Vamos colocar uma um parafuso e ver quanto sobe o consumo:
Se eu colocar o parafuso todo o carregador entra em proteção, tá no limite de potência...

  Vamos algo menor - um alfinete:
Vocês devem estar pensando: "ah mas só serve para aquecer coisas pequenas assim?" Claro que não!  Eu fiz a bobina pequena para ser mais focal! Se eu aumentar o diâmetro ou o número de voltas a corrente cai, e há menos aquecimento, isso pode ser compensado até um certo ponto usando mais capacitores, mas para meu uso isso é mais que suficiente. 

Pode ser feita também uma bobina plana para aquecer metais como facas e estiletes... 

Comentários

Postagens mais visitadas