Super Simples Transmissor FM

 Aqui estou eu de volta, e dessa vez eu quero trazer um circuito transmissor de FM. Claro, existem muitos desses na internet e a grande maioria funciona bem, mas tem muitos componentes, e eu quero reduzir o máximo, para maior simplicidade, mantendo a qualidade.
 
 O transmissor funciona com tensão de 3v a 5v, para tensões maiores, aumente o valor do resistor para reduzir o consumo do circuito e evitar aquecimento.  É importante mencionar que ao mudar a tensão, muda a frequência de oscilação, então uma fonte estável é o mais confiável.

 Circuito:
Nota: capacitor na antena é opcional, coloquei caso eu queira amplificar a saída com outro transistor.

 Componentes: 
 Transistor (s8050, bc547, 2n2222, etc...);
 Indutor ( qualquer um deve funcionar, usei 10μH);
 Capacitor: 10nF(103); 10-30pF; 1μF; 100nF(104);
 Bobina: 4 voltas*.

*Nota: meu transitor (s8050) tem uma faixa de ganho de 100MHz, então ele não é o mais adequado para transmitir em FM, mas acabou por funcionar.

 Funcionamento:

 Basicamente, o bobina junto ao capacitor oscilam em determinada frequência, as capacitâncias parasitas dos transistor também fazem papel na frequência, como a imagem abaixo demonstra:
 
 O capacitor de 10nF mantém a base do transitor numa referência estável, o resistor provide corrente para iniciar a oscilação.

 A capacitância parasita coletor-base provide feedback, fazendo a oscilação passar para o indutor, que tem impedância nas altas frequências, tirando o transistor do referencial negativo, assim, fazendo a tensão emissor-base variar com a oscilação da bobina..

 O circuito abaixo foi a base para o meu, ele pussui componentes extras, e consome menos energia também, mas quando montei, por algum motivo ficou muito instável.

 
 
 Atenção: Sem um capacitor entre coletor e emissor, o circuito fica muito sensível na entrada de áudio, e aumenta um pouco o consumo, ou seja, reduz a eficiência.

 Adicionando esse capacitor também reduzirá um pouco a frequência (pode ser valores até 10pF).


 Modulação de frequência: 

 Como já mostrado, existem capacitâncias parasitas no próprio transistor, e uma característica do transistor usado nesses circuitos transmissores é o Efeito Miller, que basicamente é a característica da mudança da capacitância interna do transistor, mudando a voltagem coletor-base. 

 Quando se aplica um sinal de áudio na base, a tensão aumenta e diminui um pouco (alguns mV), mudando a capacitância parasita do transistor, assim, modulando a frequência a partir do sinal de áudio.

 Ajustando frequência:

 Eu não usei nenhum método específico para calcular a quantidade de voltas e o valor do capacitor, simplesmente usei o mais próximo que tinha (30pF) e dei 4 voltas  em volta de uma chave de estrela, para saber se eu precisava de mais ou menos indutância, liguei o circuito, e aproximei um metal perto e dentro da bobina, se por algum momento o rádio sintonizasse, eu sabia que precisava de menos indutância, aí era só aumentar a distância entre as espiras.

 Caso não acontecesse nada, quer dizer que a frequência estava muito alta, aí para confirmar, aproxime um indutor de ferrite próximo a bobina, aí a indutância irá aumentar, reduzindo a frequência (nesse caso, se sua bobina já estiver com as espiras juntas, então você precisa de mais espiras ou mais capacitância, aí é só ajustar na mão mesmo para uma frequência perto do que você quer.
 
 Estabilidade:

 Assim como uma tensão entre coletor e base altera a capacitância interna do transistor, temperatura também altera essa capacitância, mudando aos poucos a frequência de saída quando o transistor aquece.

 Qualidade de som:

 Sem delongas, a qualidade é razoável, eu diria que é um som abafado (muito ganho em baixas frequências, mas reduzir a capacitância de entrada reduz esse efeito), mas vai depender de transistor para transistor.


 Galeria de imagens:
Foto do circuito montado.

Close de cima, é possível compactar mais o circuito, mas não quero queimar meus dedos tentando soldar em tão pouco espaço.

Visão lateral do circuito, para aqueles que têm TOC, desculpa soldar a bobina torta, eu fiz isso em 1 hora, então não planejei deixar tudo certinho ...

 Então é isso, termino essa postagem por aqui, fiquem livre para para comentar sugestões e dúvidas, eu estou aprendendo e experimentando enquanto faço essas postagens!

Comentários

Postagens mais visitadas