Medidor de resistência de baterias

 Hoje eu vim aqui para mostrar a vocês um circuito bastante útil: um medidor de resistência interna de baterias.
 O que é e para que serve isso? Bem, vamos às explicações: Primeiro de tudo, resistência interna nada mais é que uma resistência que se aumenta com o desgaste e mau uso da bateria. E no que ela interfere? Principalmente em aquecimento. Uma bateria com resistência alta, quando sobre carga, a tensão dela cai bastante e esquenta, por isso importante saber a resistência dela, principalmente caso esteja reutilizando baterias usadas.
 Mas vamos ao circuito:
 Esse é bem simples, dois resistores, uma chave seletora e só. Além disso, você só precisará de um multímetro para medir as tensões e uma calculadora caso seja preguiçoso igual eu e não queira fazer os cálculos a mão.
 Como funciona? Simpels: usando a Lei de Ohm! E eu simplifiquei bastante o cálculo ao usar resistores de valores simples, como 1Ω e 10Ω.
 E o circuito montado? O meu é bem simples e caseiro:
 Nota: os fios de cobre nos resistores é para dissipar calor, o de 1 Ohm pode dissipar até 16w em calor numa bateria de 4.2v! Use resistores de alta potência se possível.

 A questão da medição é fácil de se fazer: primeiro, você precisa ter a tensão da bateria (sem carga nela):
 Neste exemplo, a bateria estava em 4,07v, colocamos esse valor na calculadora. 

 Segundo, ligamos o multímetro no circuito montado:
 Nota: Tente pegar a tensão mais próxima possível dos terminais da bateria, no meu caso tem um fio saindo direto das ponteiras para melhorar a precisão.

 Agora vamos escolher uma escala para medir a resistência, vamos tirar duas medições, uma com 10 Ohms e outra com 1 Ohm, para ter uma margem ainda maior de precisão. Vamos com a de 10 Ohms primeiro:
 Com a carga de 10 Ohms, a tensão caiu para 4,01v, a corrente é fácil de se tirar: I=V/R, onde I é corrente em amperes, V, a tensão e R, a resistência. Ficaria: I=4,01/10 || I=0,401A. Com a corrente já em mãos, só calcular a resistência a partir da queda de tensão: 4,07-4,01=0,06v (Tensão inicial da bateria menos a tensão com carga).
 Pronto, agora só calcular: R=V/I || R=0,06/0,401≈0,149Ω – A resistência da bateria testada por mim foi de aproximadamente 0,149 Ohms, um valor alto, testei em duas baterias de notebook em série (18650), outra bateria de um tablet que testei, deu 0,074 Ohms, esta estava em ótimas condições.
 Mas como saber se isso está preciso? Por isso eu disse para fazermos duas medições. Agora vamos medir em uma carga maior, com 1 Ohm:
 Nota: Com a carga de 1 Ohm, a corrente é igual a tensão através do resistor, que é a tensão da bateria, neste caso está passando 3,5A (I=V/R) no resistor! Não deixe por mais de 3 segundos, somente o suficiente para poder medir a tensão, o resistor aquece bastante rápido!

 Aqui tivemos uma queda bem perceptível de tensão: 4,07-3,50=0,57v, parece que não vai bater as contas, né? Vamos aos cálculos novamente: R=V/I || R=0,57/3,5≈0,162Ω –  tivemos uma pequena variação na mediação (de 0,149 para 0,162 Ohms), mas podemos ter uma noção de quanto que está a resistência, é importante mencionar que saímos de 0,401 amperes na primeira medição para 3,5 amperes nesta última medição, então é esperado que haja diferenças na medição, além da imprecisão dos resistores.
 
 Também é válido mencionar que o valor do resistor pode mudar, mas você terá que fazer um cálculo (talvez) a mais para saber a corrente, com valores de 1, 10 ou até mesmo 100 Ohms, dá para fazer de cabeça só movendo a vírgula, ou nem mesmo usar cálculo como é no caso do resistor de 1 Ohm.

 Notem que usei esse circuito para somente baterias de lítio, para baterias de tensões maiores um resistor de valor mais alto será necessário, tensões menores não há problemas em medir.

 Então ficamos por aqui, não quero estender e deixar ainda mais maçante de ler, pois é um circuito simples e exigindo bem poucos materiais, mas não deixa de ser útil. Finalizo aqui minha postagem e (talvez) nos veremos em uma postagem futura!

Comentários

Postagens mais visitadas