Medidor de indutância simples feito de sucata eletrônica
Oi de novo! Voltei aqui para divulgar um circuito muito útil para mim e taivez para muitos de vocês também.
Tudo que vai precisar é um CI 74HCT14D, encontrei-o em uma placa mãe, ele é um smd de 14 pinos, só olhar nas sucatas e ver se acha ele. Outra coisa necessária é um multímetro qualquer, até o mais simples serve, contanto que tenha a escala de 200mv, a menor, além de alguns resistores e capacitores e um 78l05 (que também peguei de uma placa mãe).
Sobre como eu retiro componentes de placas mães?Ligo o fogão e deixo a uma distância aquecendo até os componentes soltarem! (gás tá caro, mas a energia também!)
Mas vamos ao circuito:
Nota: o diodo do pino 8 e em paralelo ao resistor é o 1N4148, um diodo de comutação rápida, ele é comum de se encontrar em sucatas, ele parece um diodo zener por ser na cápsula de vidro vermelho alaranjado.
Me baseei neste circuito aqui de baixo: O circuito original tem várias escalas, mas eu optei pela menor escala com o capacitor de 1nF, que é de 10μH por mV no multímetro, meu desenho não é muito bom, mas é idêntico ao original com excessão do resistor de 20kΩ invés de 33kΩ, por meu circuito ficar fora de eescala mesmo rodando o potenciômetro até o final.
A calibragem se dá por pegar um indutor com uma indutância marcada, e mexer no potenciômetro até igualar os valores, no meu caso usei um de 220μH e no multímetro, após a calibragem, aparece 22.0mV na escala de 200mV (x10 e vai ser o valor real).
Aqui imagens do circuito funcionando em aberto (sem indutor) Sem indutor a voltagem sai da escala de 200mv, e também indica o limite da contagem, que é 200mv ou 2000μH (2mH), a voltagem em aberto é 400mv.
Nota: A precisão depende do indutor de referência que você usar.
Aqui um indutor sem marcação, usei um outro medidor de indutância para comparar:
Nota: 0,47mH corresponde a 470μH.
A precisão está bastante agradável, e é muito útil pelo fato de ser rápido de usar e ser relativamente facil de fazer.
Queria mencionar que gastei uma tarde toda para soldar, principalmente por não usa uma placa de circuito e a busca dos componentes, alguns resistores eu demorei bastante para achar o valor específico.
Sobre o consumo de energia, é bastante baixo, 7,6mA com carga e 3mA sem carga. (usei 12v mas não importa a tensão, o consumo é o mesmo, contanto que esteja acima dos 7v para o regulador de tensão funcionar com 5v na saída)
Sobre as fotos do circuito montado... Eu montei no ar, eu tinha placas virgem para soldar, mas tava com preguiça de soldar componente SMD na placa furada... funcionou pelo menos, nada que uma cola quente não resolva e segure tudo no lugar. Aqui as fotos:
Tá feio mas tá funcionando, isso que importa, como o jeitinho brasileiro, na gambiarra!
Usei bastante cola quente e suportes de palitos para manter tudo livre danos físicos, foi um inferno soldar uns fios de cobre fininhos em cada terminal de CI, e ainda sem nada para suportar, tiver que soldar segurando os comprovantes na mão (acho que já até ganhai qualificação para virar cirurgião kkkkl).
Esse projeto foi o mais complexo e que amis tive que segur padrões, principalmente o valor dos resistores, eu recomendo guardar ou retirar componentes de várias sucatas para ter um estoque diverso de vários valores, para mim o mais difícil de achar foi o de 5,6KΩ, só achei dois deles em tudo que procurei nas minhas sucatas, eu não sei se os valores são cruciais, mas acho que não, já que é tudo linear, mas mesmo seguindo igual o da internet, tive que mudar um resistor de 33k para 20k, então é bom seguir o mais próximo possível do original e ajustar às suas necessidades.
Bem, finalizo aqui essa postagem, espero que seja útil para alguém, já que eu achei bem útil à mim.
O site do circuito original é esse aqui, aí também tem muitos outros projetos interessantes, dêem uma olhadinha caso estejam curiosos.
Lista de componentes:
- Multímetro
- 74HCT14D;
- Diodos: 1N4148 (diodo rápido), 1N4007 (ou qualquer outro, usei um diodo em série com a alimentação, para evitar de eu queimar o circuito por acidente ao inverter a polaridade)
- Capacitores: 1nF(código é 102), 10μF x2, 100nF(104) x3 (para filtrar alimentação do regulador e do CI), 100μF x3 (para alimentação, pode mudar se quiser);
- Resistores: 33kΩ (no meu caso 20kΩ), potenciômetro 22kΩ (no meu caso, 20kΩ), 22kΩ (usei um de 20kΩ e outro de 2kΩ em série), 4,7kΩ x2, 470Ω e 5,6kΩ;
- Indutor: entre o regulador e a alimentação do CI, para filtragem e reduzir possíveis ruídos, não é crucial, pode optar por não colocar, valor depende da necessidade, se houver instabilidade aumente o valor.
Comentários
Postar um comentário